quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Inveja???

Visual Poetry - ImageChef.com

Isto é a história de 2 amigas, a A e a R:
A R é magra, loira, bonita, não tem estrias nem celulite, anda sempre muito bem arranjada, tem um bom emprego, não lhe falta dinheiro, tem um guarda roupa muito bem recheado, um namorado bonito e bem sucedido, um bom carro, enfim, tudo para ser considerada uma mulher de sucesso.
A A tem 5 quilos a mais do que deveria, é morena, tem problemas com a pele do rosto que fica inflamada por tudo e por nada e com a pele do corpo que é tão seca que está sempre a descamar, tem celulite, tem estrias, nem sempre anda bem arranjada porque às vezes se desleixa um bocado, tem muita roupa mas pouca que lhe assente na perfeição, está desempregada, anda sempre a contar os trocos, tem um namorado jeitosinho mas agarrado a um emprego sem futuro e o seu carro é uma lata velha, por outras palavras, a A não está a atravessar uma boa fase. O irmão da R é o namorado da A, devido a isso convivem muito, mas a amizade das mesmas ultrapassa as fronteiras deste relacionamento de possíveis futuras cunhadas, porque são amigas independentemente do namoro entre A e o irmão de R.
Agora vem a parte esquisita desta amizade ou pseudo amizade, por esta descrição a existir inveja seria de A para R, mas passa-se exactamente o contrário, a R não perde uma oportunidade de se vangloriar perante a A, é a enunciar os elogios que lhe fazem, é a descrever a sua vida cor de rosa, é a auto-classificar-se como linda, elegante, fenomenal, é a denegrir a imagem de A perante outras pessoas quando esta não está presente e alguém a elogia por estar mais magra, porque A apesar de ter cinco quilos a mais, emagreceu recentemente bem mais do que 5 quilos, é um sem número de coisas que A vai ouvindo da boca de R ou por outras bocas que a escutam a emitir opiniões depreciativas sobre ela. A não percebe a atitude de R, porque para A não há nada dela que R posso invejar, mas as poucas pessoas que conhecem esta atitude de R garantem a A que o problema de R é insegurança com ela própria e inveja para com A. Só há duas coisas que A sabe que tem a mais que R, inteligência e 10 cm de altura, mas continua a estranhar estas atitudes, não sabendo bem se as deve chamar inveja ou outra coisa qualquer e não sabe como deve agir em relação a ela!
A A sou eu!

6 comentários:

Tânia disse...

Sinceramente: às vezes as pessoas aparentam ter tudo de bom na vida, mas nunca se sabe o que passa nas cabeças dessas pessoas. E pelo que tu descreveste, essa R. tem mesmo mt inveja e a vida dela não é como se possa pensar. O melhor mesmo é desprezar este tipo de pessoas e não conviver para a boa saúde mental de A.

***

j disse...

É verdade, é cada uma!
Ás vezes o ser bonita, rica, jeitosa, etc... não é o suficiente, pois pode ser isso tudo, mas uma personalidade que deixa muito a desejar. E pessoas que possam não chamar muito a atenção fisicamente, mas ter uma personalidade excepcional. E dasse muito mais valor a essas pessoas! beijo*

AnaSakura disse...

olha, o discurso k apresentas é-m familiar e eu tb axumo a posição de A. falo, claro, da minha irmã... Temos umas cenas axim semelhantes. ela tb tem um pc + keu em certas coisas e ainda keu sinta uma pontinha de magoa kd vejo a casa dela, nc jamais a humilhei ou abri a boca p falar dela diminuindo-a. Já ela...
Por algum motivo fazes sombra a R. mas ainda kixo t incomode n t rales... olha já xprimntast em dizer-lh td o k xcrevest?

june disse...

Bom tantos As e tantos Rs que a vida será sempre assim...uns cobiçam o que não têm e outros...olha nem por isso...Se eu fosse a A falava com a R e nada melhor que ser sincera e esclarecer as coisas que participar em mais intrigas...
Beijos

Miss Kin disse...

Essas são coisas que nunca percebo, como a inveja que às vezes sinto, nunca é negativa, não passa pela depreciação de quem tem o que eu gostaria de ter, mas de gostar de ter e pronto.

Por aqui se vê que mesmo com tudo o que achas que a R tem, falta-lhe o básico, a personalidade e a segurança, tudo o que tem de bom, não tapam esse buraco.

Rosa Cueca disse...

a inveja não escolhe vítimas. e acima de tudo não é uma coisa racional, pelo contrário.

acho que a A tem de olhar por ela, encolher os ombros e agir como age sempre.

beijinhos